terça-feira, fevereiro 17, 2009

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

OBAMA PRESSIONA LULA A ENTREGAR O PRÉ-SAL A EMPRESAS ANGLO SAXÔNICAS

AEPET - 30/1/2009


O presidente da AEPET, Fernando Leite Siqueira, foi informado, por uma
importante fonte, sobre uma conversa telefônica (cerca de 30 minutos)
entre os presidentes Barack Obama (EUA) e Luiz Inácio Lula da Silva
(Brasil) a respeito do setor petrolífero brasileiro. Segundo a fonte, a
ligação foi de iniciativa do presidente norte-americano, que pressionou
o presidente Lula para que o governo brasileiro suspenda os estudos para
mudanças no atual marco regulatório (Lei 9478/97), empreendidos pela
comissão interministerial, e entregue o pré-sal para um consócio de
empresas petrolíferas anglo-saxônicas, sob liderança das empresas
norte-americanas. A Petrobrás participaria do consórcio como sócia
minoritária. A nação brasileira não pode aceitar tamanho absurdo. O
pré-sal é da União Federal, logo, do povo brasileiro. (Assessoria de
Imprensa da AEPET)

sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Férias na Venezuela

Pois é. Estou na Venezuela curtindo minhas merecidas férias e assistindo de "camarote" a esse processo. Nada programado, pura coincidência. Na última hora consegui milhas smiles e estou aqui resgatando um sonho de conhecer ao Caribe venezuelano. Posso testemunhar que a popularidade de Chaves é impressionante e, com certeza, não é só ele que "quer mais dez", o povo também quer. Tenho conversado com taxistas, garçons, guias turísticos, camareiras, passei por favelas. Pasmem, a gasolina aqui custa 10 centavos de dólar e isso se reflete no número de carros em excesso. Quem lucrava antes com o petróleo? Bingo para quem pensou nos EUA e na burguesia local. O apoio de Fidel e Rafael Correa é muito bem visto. Os médicos cubanos estão espalhados pelas favelas de Caracas para atender a população carente e aos milhares de peruanos, colombianos dentre outros que aqui se refugiam em busca de melhores dias. Encontrei até argentinos.

Democracia também é isso. É aceitar que cada nação escolha seu próprio caminho. Assisti a uma entrevista de Rafael Correa onde, em apoio a Chaves, mandava um recado aos "imperialistas" dizendo "- Nos deixem em paz". O que não é democrático é mandar tropas para o Iraque, Haiti ou manter uma base militar em Guantanamo, à revelia de seu povo. Na Inglaterra tem rainha e tem gente que diz que isso é democracia. Bush governou por 8 anos numa "eleição" (sic) fraudada e tem gente que diz que isso é democracia.. . Fala sério...

Adelaide

de Caracas

quinta-feira, fevereiro 12, 2009

Sarau - "PALESTINA LIVRE"

Muito se tem visto, lido e ouvido pelos meios de comunicação de massa mundiais os horrores dos bombardeios israelenses sobre o povo palestino, homens, mulheres e crianças que vivem confinados na Faixa de Gaza, pequeno território de 360 Km2, pequeno para uma população de mais de 1 milhão e trezentos mil palestinos que lá vivem, cercada pelo território de Israel a norte e leste, ao sul pelo Egito e a oeste banhado pelo Mar Mediterrâneo.

Quer conhecer mais sobre a história e a cultura do povo palestino, compareça no Sarau "PALESTINA LIVRE" que o Coletivo Libertário Trinca estará promovendo no dia 14/02/09, das 16 às 22 horas, na sub-sede da APEOESP de Mogi das Cruzes - Rua Hamilton Silva e Costa, nº 427 - Mogilar.

Teremos no início uma roda de conversa com refugiados palestinos no Brasil, para melhor entendermos a difícil realidade dos refugiados e depois haverão apresentações de música, dança, poesia, fotografias, vídeos e ainda se poderá saborear um pouco da culinária palestina.

Objetivo
O objetivo do Coletivo Libertário Trinca com a realização do Sarau, além de denunciar o descaso dos governos para com os refugiados, é proporcionar aos brasileiros a oportunidade de conhecer de perto a realidade dos refugiados palestinos, especialmente os que vivem hoje em Mogi das Cruzes, e principalmente, proporcionar aos brasileiros a oportunidade de cada um de nós perceber de que forma podemos ajudá-los na difícil adaptação em terras tão distantes e de cultura e idioma tão diferentes e, mais do que isso, de que forma podemos nos engajar na sua luta a partir do conhecimento da sua causa.

COMPAREÇA.

domingo, fevereiro 01, 2009

EVENTO: Sarau "PALESTINA LIVRE"

Convite aos amigos

Se vocês querem saber mais sobre a história do povo palestino e prestar apoio e solidariedade à causa desse sofrido povo que, expulso de sua pátria, pela violência das armas do estado israelense, vive como refugiado pelo mundo e até mesmo em sua própria terra, compareça ao Sarau "PALESTINA LIVRE", organizado pelo Coletivo Libertário Trinca.


Dia 14 de Fevereiro, sábado, na APEOESP de Mogi das Cruzes, das 16 às 22 horas.

O sarau terá música, poesia, comida e vídeos palestinos e ainda bar, debate com refugiados palestinos e exposição de fotos gentilmente cedidas pela fotógrafa inglesa Jennifer Balcombe, feitas na Faixa de Gaza.

Participe! Ajude esta luta!

APEOESP Mogi das Cruzes
Rua Hamilton Silva Costa, 427, Mogilar, Mogi das Cruzes - SP (Essa rua começa na passagem de nivel das estação CPTM de Mogi das Cruzes e segue sentido bairro Mogilar)


organização: Coletivo Libertário Trinca